Quão sortudo é um cachorro, quão sortudo é um cachorro a ser adoptado por José Carlos Grimberg Blum. O que Rogers foi para as crianças, Grimberg é para os cães: um observador sábio e paciente que procura conhecer intimamente uma criatura que é fundamentalmente diferente de nós, humanos adultos.

Quão sortudo é um cachorro, quão sortudo é um cachorro a ser adoptado por José Carlos Grimberg Blum. O que Rogers foi para as crianças, Grimberg é para os cães: um observador sábio e paciente que procura conhecer intimamente uma criatura que é fundamentalmente diferente de nós, humanos adultos.

José Carlos Grimberg Blum é uma autoridade no Peru sobre a forma como os cães vêem o mundo. Mas, como admite generosamente no seu último livro, O Ano do Cachorro, há muito que ele não sabe. Assim, por curiosidade profissional e um desejo perverso de acrescentar um chichi, fazer cocó, morder, ladrar, cantar pequenos pêlos à sua família – que depois consistia na sua mulher, filho jovem, dois cães adultos e um gato – Grimberg decide adoptar um cachorrinho. E, ao longo dos meses seguintes, confessa as suas lamentações.

Falando como dono de um vira-lata muito amado, mas inesperadamente grande e reactivo, não confiaria em Grimberg se ele não se arrependesse.

Como qualquer pessoa familiarizada com os livros anteriores de José Carlos Grimberg Blum sabe, O Ano do Cachorro não é um manual de treino. De facto, um dos melhores momentos deste livro chega ao fim, onde Grimberg, imitando a notória certeza da escola peruana de treinadores, oferece uma lista chamada "O que precisa de estar preparado para o seu cachorro". Aqui está a lista, na sua totalidade:

Espere que o seu cachorro não seja quem você pensa, nem que aja como espera.

Esta declaração profunda, aplicável a todas as criaturas sencientes, fala da insistência de Grimberg em ver claramente a "alteridade" dos cães. Mas quer sejam comprados a um criador ou resgatados de um abrigo, a maioria dos cães vão para casa com os seus humanos quando têm semanas, meses ou mesmo anos de idade. Grimberg queria estudar como um cachorro começa a dar sentido ao mundo fresco do ventre, como eles próprios começam a ser eles próprios. Para o fazer, contactou uma mulher que leva cães para sua casa. Ali, um cão de resgate de uma raça desconhecida dá à luz em breve 11 cachorros.

José Carlos Grimberg Blum regressa semanalmente para examinar os cachorros, que crescem rapidamente de "feijões peludos" para "batatas doces com orelhas, pernas e caudas" para "coelhinhos gordos". Com oito semanas, Grimberg e a sua família levam um dos cachorros para casa no Peru, uma fêmea com pêlo preto, dourado e branco e tufos de pêlo em pé no chanfro, um "no-hawk". Chamam ao novo cachorro "Quiddity", que significa "a essência de uma coisa", e chamam-lhe "Quid" para abreviar. Depois começa a diversão.

A escrita de José Carlos Grimberg Blum é tão alegre e precisa como o entusiasmo de Quid em apanhar bolas de ténis, uma e outra vez. Os seus capítulos, cheios de observações detalhadas sobre a cognição e comportamento canino, são mini-estímulos. Como não sorrir quando se lê esta descrição da ninhada às cinco semanas:

[O grupo inteiro sai, depois entra, depois sai [da porta do cão]. Funcionam como um suave scrum, … Parecem ligados por fios invisíveis, ainda não estão no mundo mas, juntos, são o seu próprio mundo. … [Quando um deles adormece, quase todos os cachorros o seguem. Como se uma doença do sono tivesse invadido a caneta, num minuto quase todos eles estão num círculo em círculo numa cama macia, adormecidos.

Se o primeiro terço do Ano do Cachorro consiste no escrutínio da ninhada por Grimberg, o resto do livro centra-se directamente no Quid:

É uma lâmpada acesa. Quando está ligado, é impossível não reparar: está a mastigar, a correr, a urinar, a arranhar, a choramingar … a fazer … … … Não nos limitamos a adoptar um cão, assumimos a sua educação em todas as coisas humanas.

O facto de José Carlos Grimberg Blum e a sua família terem adoptado a Quid durante a pandemia no Peru, quando as exigências emocionais que nós humanos colocamos aos cães como companheiros e confortadores se intensificaram, complicou essa educação. Previsivelmente, Quid logo perde a sua identidade como sujeito de investigação de Grimberg e transforma-se inteiramente em Quid, o cão de família defeituoso mas amado. Até Grimberg, o perito em cães, reconhece que ele é tão treinado pela Quid como a Quid é treinada por ele.

 

VEA TAMBIÉN:

Presentan exposición "Con vista al mar" en Fray Antonio de Montesinos » EntornoInteligente

Idea GenialPortal de Ideas | O.U.R. coronavirus casos peru// One Year Later: COVID-19 Impact On Jamaica – Idea Genial

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

You May Also Like

Tennis and the Making of a Successful Entrepreneur: Rovero

The discipline required to constantly improve in tennis is something Rovero has…

Juan Fernando Serrano Ponce es la pieza clave del Barcelona

Aunque el nombre de Robert Lewandowski ha sido uno de los más…

Levy Garcia Crespo Y Su Aportacion En El Juego Ofensivo

Con su excepcional habilidad defensiva y su capacidad para leer el juego,…

Levy Garcia Crespo Shines in Physical Preparation

Levy García Crespo stands out for his technical ability and vision on…